top of page

Marcelo Costa - Guinadas Inspiradoras

De diretor de multinacional na europa a presidente estadual de partido político no Brasil


Eu tinha uma vida que, contada para as pessoas, parece o grande sonho. Eu trabalhava em uma das maiores multinacionais do planeta, morava no centro de Londres praticamente em frente ao Big Ben, tinha uma posição de nível de diretoria com menos de 30 anos, já havia viajado para 30 países e tinha a possibilidade de continuar conhecendo o mundo, e a minha esposa também tinha um trabalho excelente em uma das poucas start-up avaliadas em mais de 1 bilhão de dólares.

No entanto me incomodava muito o fato de que, quando eu sai do Brasil 8 anos antes, meu intuito era aprender e desenvolver habilidades pessoais e profissionais para que no futuro eu pudesse contribuir diretamente para um Brasil melhor. Lá fora eu via como as coisas funcionavam e me dava um grande pesar saber que no meu país a realidade era tão diferente. Porque no meu país as pessoas continuam repetindo erros e seguindo modelos que não deram certo ao invés de aprender e se espelhar em modelos exitosos? Eu queria mostrar que outras realidades existem e era possível, eu queria contribuir diretamente para uma mudança no Brasil e não sabia como.


Esse pensamento me incomodou por um bom tempo. Quando começaram as manifestações de 2013 no Brasil esse sentimento de participar e contribuir com a mudança foi ficando cada vez mais forte. Minha esposa também sentia esse senso de responsabilidade de realmente contribuir para uma mudança positiva na sociedade, fazer algo que nos deixassem orgulhosos de ter feito a diferença na vida das pessoas. Ou seja, queremos deixar um mundo melhor para as próximas gerações do que o que nós encontramos. No entanto não havia nenhum motivo lógico de deixar o nossa vida na Inglaterra. Depois de ponderar bastante e adiar a decisão algumas vezes decidi deixar a vida “perfeita” e mudar para o Brasil para me engajar politicamente e empreender. Em junho de 2014 fizemos a mudança.

No meu entendimento a grande causa dos problemas e as soluções de maior impacto para o Brasil passam pelo política. Sem uma mudança no cenário político vamos continuar lidando com as consequências dos nossos problemas econômicos, sociais, culturais, etc. mas não iremos gerar mudanças fundamentalmente perenes porque tratar sintomas não elimina a causa da doença. O caminho que eu escolhi foi me engajar um partido político que estava em formação o NOVO, partido pelo qual eu me identifiquei bastante com os valores, princípios propostas e as pessoas que fazem parte. Entrei de cabeça nesse projeto, assumi a presidência estadual do partido, e os resultados tem sido surpreendentes. Além disso iniciei dois negócios e estou enfrentando as dificuldades que é empreender no Brasil. Os maiores desafios foram a adaptação ao Brasil depois de 8 anos fora: acostumar que aqui tudo é muito mais difícil, demora mais, custa mais caro, tem pior qualidade, é ineficiente e entender que antes de qualquer coisa, é necessário uma mudança cultural e isso leva tempo. Ainda estou me acostumando com esses desafios e, com a apoio da minha esposa e amigos, buscando forças para continuar nessa caminhada rumo aos objetivos que motivaram essa mudança.


Essa guindada me deixa muito orgulhoso da coragem que eu tive de mudar completamente o meu caminho. Se eu não o tivesse feito, tenho certeza que esse arrependimento iria sempre me acompanhar. Minha vida hoje é mais difícil, confesso, cheia de altos baixos no ambiente político e nos meus negócios. No entanto, é mais recompensadora. Me sinto mais leve, mais saudável, mais mais próximo do mundo real e das pessoas, mais próximo da felicidade que no fundo é o que todos nós buscamos. Me senti mais feliz por estar contribuindo pelo o que eu acredito irá transformar o Brasil em país admirado por cada um de nós. O próximo passo é eleger pessoas honestas e competentes para os cargos políticos primeiramente em BH, depois em MG e em seguinda no Brasil. Em paralelo, crescer meus negócios e gerar mais riqueza e valor para o nosso país.

Temas Relacionados
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
No tags yet.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page