top of page

Marina Trindade - Guinadas Inspiradoras

A Marina é Coach e Consultora de Projetos, largou a vida de Economista para atuar com desenvolvimento de pessoas e educação há 2,5 anos atrás e está aqui para contar um pouco da sua história e do seu trabalho atual.



Minha guinada começou há 2,5 anos atrás com a criação da Aporé. Fiz um pouco de tudo antes da mudança: passei 6 anos como consultora de inovação em multinacionais na América Latina atuando como intra-empreendedora (desde bancos até empresas de alimentos e petróleo) e 6 meses na área comercial em uma startup de Mobile Payment.


Durante esses anos refleti e estudei as pessoas e suas relações com o trabalho. Gosto de observar as atitudes e entender o que está acontecendo por trás delas.

Neste processo percebi que muitas pessoas (de vários países e classes sociais diferentes) vivem no “modo automático”: trabalham por trabalhar, aproveitam o que dá no tempo livre e sentem-se obrigadas a ter a vida que levam de segunda a sexta-feira. A frase que mais escuto é “A vida é assim mesmo, não dá para mudar”.


O trabalho fixo tem seus prós (como disciplina, foco e divisão clara entre trabalho e vida pessoal) e contras (obrigação do horário fixo, comparações constantes de resultados e produtividade com colegas de trabalho, lidar todos os dias com as mesmas pessoas sem poder expressar sentimentos, emoções, medos e inseguranças, entre outros).


Porém, o que mais me incomodou ao observar a relação das pessoas com o trabalho em várias indústrias de países e classes sociais diferentes foi o MEDO DE ERRAR. Não ser bem visto pelos chefes e entre os colegas de trabalho, perder o emprego ou ser criticado/questionado pelos outros são os maiores medos das pessoas. Mas… O que é errar? O que é fracassar? É realmente algo ruim? Eu atuava como consultora de inovação (e estava acostumada a errar e fracassar!) quando conectei os pontos: somos educados desde pequenos a ver o erro como algo negativo e crescemos com este mindset. A não ser que você passe por um processo de transformação profunda do seu modelo mental (o que aconteceu comigo ao trabalhar com inovação), você seguirá com o mesmo mindset para o resto da vida.

Fiquei tão incomodada com o medo de errar das pessoas que perdi algumas noites de sono refletindo sobre o assunto. Decidi, então, largar tudo, entrar para a área de educação e criar a Aporé, uma aceleradora de pessoas que oferece um programa de mentoria profissional para que jovens de 15 a 20 anos tenham experiências práticas que permitam descobrir seus talentos e paixões antes da escolha de uma carreira profissional.

Levamos 2 anos para chegar neste produto: programa de mentoria profissional para jovens de 15 a 20 anos. A Aporé começou oferecendo consultoria de inovação para escolas e universidades e identificamos no meio do caminho a necessidade latente e profunda dos jovens de apoio para ter uma escolha de carreira mais consciente. A dor dos jovens por não serem entendidos e respeitados pelos adultos (pais e professores) nesta fase tão difícil da vida (que todos nós passamos e lembramos o quão difícil é) era tão grande que foi praticamente impossível não querer encontrar uma solução para este problema. Lembro exatamente o que disse quando conheci minhas sócias atuais 7 meses depois de abrir a Aporé:


“Precisamos criar um produto que mude significativamente a forma como os jovens escolhem suas carreiras profissionais. Quero tirar esse produto do papel e estava procurando alguém para me ajudar a fazer isso. Querem me ajudar?”


Elas toparam na hora, viramos sócias e durante 1 ano fizemos 1 protótipo e 2 pilotos para validar a metodologia e o interesse dos alunos e escolas no produto. Hoje já trabalhamos com mais de 600 jovens e 15 escolas e estamos muito felizes com os resultados e com o impacto do programa!

E antes que você ache que tivemos só sucessos, erramos MUITO antes de chegar no produto final e erramos MUITO vendendo o produto até encontrar o melhor modelo de negócio. O erro é parte fundamental do aprendizado e do crescimento tanto de uma empresa como das pessoas que trabalham nela.

Criar a Aporé foi a melhor coisa que eu poderia ter feito na minha vida! Eu nunca aprendi tanto sobre mim, meus talentos e habilidades como aprendi nos últimos 2,5 anos. Foi definitivamente a melhor experiência da minha vida!
Decidi sair da Aporé há 3 meses atrás porque vejo com clareza hoje que meu trabalho tem mais impacto nos adultos do que nos jovens e porque sinto que meu propósito de vida é solucionar desafios do mundo e desenvolver pessoas, não gerenciar empresas, mesmo que seja a minha própria empresa.
Olho para a Aporé agora, vejo o time incrível e os resultados que alcançamos e penso “Meu trabalho aqui terminou. Agora preciso encontrar novos desafios para resolver!”.

Tenho dois talentos que identifiquei nos últimos anos como sendo minhas principais forças como profissional:


Talento 1: Solucionadora de desafios (Consultoria de Projetos):

Amo desafios e amo resolver problemas sem solução. Quanto mais desafios melhor! Desde que me conheço por gente, nunca deixei projetos pessoais ou profissionais importantes pela metade. Fiz um plano de desenvolvimento pessoal na universidade e 5 anos depois havia conquistado tudo que coloquei no plano. E até hoje sou assim: planejo, faço, termino, aprendo e sigo em frente.

Às vezes as pessoas se sentem estagnadas em seus projetos porque não visualizam com clareza qual caminho seguir. Neste momento meus anos de consultoria de inovação e estratégia aliados à minha natureza solucionadora de problemas contribuem para que qualquer pessoa de qualquer classe social tenha acesso de forma simples e rápida às melhores ferramentas e práticas para focar no que realmente garantirá que o projeto saia do papel e traga todos os benefícios esperados.


Talento 2: Desenvolvedora de pessoas (Coaching de Projetos)

Desde que fundei a Aporé muitas pessoas me recomendaram fazer a formação em Coaching, pois acreditavam que tinha tudo a ver com o meu perfil. Em geral, gero confiança com facilidade e as pessoas (conhecidas ou não) abrem seu coração pra mim na primeira conversa que temos. Isso era um sinal bem claro de que eu tinha o mais importante para ser Coach, mas mesmo assim não acreditava muito e só decidi fazer a formação quando senti em uma reunião com um cliente que não tinha as ferramentas que precisava para ajudar no desenvolvimento pessoal e profissional dele. Fiz a formação e me surpreendi por encontrar tantas ferramentas incríveis e que realmente geram resultados concretos na vida das pessoas.

Mais de 70% dos meus clientes de Coaching alcançaram pelo menos 80% de seus objetivos em menos de 6 meses de trabalho.

Unindo os dois talentos
Decidi unir os dois talentos (desenvolvedora de pessoas e solucionadora de problemas) e oferecer um pacote completo de serviços (Coaching e Consultoria de Projetos) que permitirá que todos os meus clientes efetivamente terminem seus projetos pessoais e profissionais e alcancem resultados extraordinários.


Nunca sabemos como será o futuro, pode ser que em algum momento eu não atue mais como Coach e Consultora de Projetos, mas por enquanto é o que me move e faz sentido na minha vida! A única certeza que tenho é que lançarei em breve um livro sobre o tema e que quero criar cada vez mais conteúdo para contribuir para que cada vez mais pessoas realizem seus objetivos, alcancem os resultados desejados e tenham, assim, uma vida mais realizada e plena :)

Temas Relacionados
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
No tags yet.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page