top of page

Juliana Gregory - Guinadas Inspiradoras

Como alinhar carreira à propósito

Quando eu terminei a graduação fui trabalhar com consultoria estratégica, inspirada por poder obter uma curva de aprendizado acentuada e estar exposta a diferentes empresas e indústrias. Além disso, obter essa visão de negócios era fundamental para complementar a capacidade analítica que desenvolvi na faculdade de engenharia.


Eu trabalhei 4 anos em consultoria e não me arrependo nem um pouco, pois foi uma grande escola e me abriu muitas portas. Porém, após esse período dois motivos me fizeram repensar aquele caminho: eu não queria mais mudar mais de setores ou indústrias e queria um maior balanço entre vida pessoal e profissional. Tive sorte, já que no fim do meu período como consultora trabalhei em projetos na área de educação, onde já havia feito trabalhos voluntários, mas nunca pensei em seguir carreira. Percebi que era um setor onde havia uma grande carência de conhecimento de gestão e que poderia alinhar uma área de muito interesse com minha experiência profissional.


Esse “clique” veio especificamente em um projeto onde tive contato com mutios professores e vi a vontade deles de trabalhar com aquilo e “fazer acontecer”. Muitos estavam em posição de gestão, e queriam essa oportunidade de carreira, mas não tinham preparo necessário. Decidi sair de consultoria, e como uma boa consultora, mapeei o mercado para ver como poderia atuar nesse setor. Durante o processo de mudança, foi fundamental poder conversar com diversas pessoas do setor de educação. Marquei cafés com profissionais de startups, fundações, fundos de investimento, grandes empresas privadas e do setor público. Busquei entender as oportunidades e desafios nos ensinos fundamental, médio e superior. Além de explorar mais sobre essa área, pude me inspirar com diversas trajetórias e ver qual delas eu mais me identificava e me via no futuro. Tenho bons contatos até hoje.


Outra coisa que me ajudou muito nessa mudança foi ir a eventos. Conversando com uma fellow da Fundação Lehman descobri um evento desta organização e conheci um trabalho muito interessante de fazia a ponte pesquisas feitas no exterior com a realidade do Brasil. Aquilo me chamou a atenção. Conversei, então, coma equipe deles e fiquei muito impressionada com o preparo e com a fase de crescimento que se iniciava. Demonstrei interesse em trabalhar com a fundação, apesar de não haverem vagas abertas no momento. Um tempo depois, abriram uma vaga de coordenadora de gestão e eu me candidatei porque permitiria fazer o que eu queria: unir meu conhecimento de consultoria com a área que eu estava apaixonada.


Fui selecionada e tive um ano incrível trabalhando na melhoria da gestão da educação pública coordenando projetos de formação de gestores escolares e professores e apoiando secretárioa de educação. Tive muito contato com secretarias de educação e obtive clareza de como funciona a realidade do dia a dia de uma escola pública. A experiência de consultoria foi muito importante para coordenadar todos os projetos e conseguir navegar em variados e distintos grupos de trabalho.


Enquanto desenvolvia esses projetos, trabalhei próxima de duas professoras numa solução de formação que se tornou uma empresa. Essa experiência de empreendedorismo foi muito motivadora e o meu segundo ano na fundação foi criar uma área de novos negócios que poderiam escalar soluções inovadores para o setor de educação.


Apesar da experiência prática com gestão, não tinha formação na área ainda e resolvi dar um novo passo: eu tinha o sonho de fazer um MBA fora do país. Queria aperfeiçoar meus conhecimentos de gestão além de conhecer soluções na área de educação no exterior. Hoje faço programa de MBA no MIT que me dá muita flexibilidade na escolha de matérias e um aprendizado muito prático através de diversos projetos em gestão e educação, além de desenvolver habilidades interpessoais. Estou indo para o meu segundo ano do mestrado e espero me envolver ainda mais com startups e projetos de educação em Boston e no mundo. Volto logo mais para o Brasil para aplicar esse conhecimento nesse setor fundamental para o desenvolvimento do nosso país.

Temas Relacionados
Posts Recentes
Arquivo
Busca por Tags
No tags yet.
Siga-nos
  • Facebook Basic Square
  • Instagram Social Icon
bottom of page